Os problemas mais sérios são: a p-fenilenodiamina (PPD) é um composto orgânico. Este derivado da anilina é um sólido branco, mas as amostras podem escurecer devido à oxidação do ar. É usado principalmente como um componente de polímeros de engenharia e compostos como o kevlar. Também é um ingrediente em tinturas de cabelo e ocasionalmente é usado como um substituto para a hena. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/P-fenilenodiamina

De acordo com o National Capital Poison Center, o PPD é “um dos principais culpados” da irritação da pele causada por tintura de cabelo e tem sido associado a irritações simples:

  • Vermelhidão: desde uma queimadura de sol a uma reação alérgica, há muitas coisas que podem fazer com que sua pele fique vermelha ou irritada.
  • Comichão: a coceira na pele, também conhecida como prurido, é uma sensação irritante e incontrolável que dá vontade de se coçar para aliviar a sensação.
  • Queimaduras: são uma das lesões domésticas mais comuns, principalmente entre as crianças. O termo “queimadura” significa mais do que a sensação de queimação associada a esta lesão.

Em alguns casos, pode causar reações alérgicas mais graves.